5 boas razões para adotar um animal de estimação

Ter um animal de estimação é uma enorme responsabilidade, no entanto, muitos compram, adotam, acolhem um cão ou um gato e acreditam que apenas por salvar esse animal de uma situação complicada é o suficiente. Tal como ter um filho, adotar um animal de estimação implica responsabilidades, como registar na Junta de Freguesia, fazer um seguro, levá-lo a consultas no veterinário. Mas implica, igualmente, zelar pela sua segurança e pela segurança de outros animais e humanos. 
Apesar de todas estas questões, adotar um amigo de quatro patas (ou duas, porque pássaros e outros bichos estão para adoção em inúmeros refúgios do país e do mundo) é das melhores coisas do mundo. 
  • está cientificamente provado que as pessoas que têm animais de estimação mostram um maior bem-estar com a vida.
  • quem tem um cão, pelo facto de ter de passeá-lo três vezes por dia, faz mais exercício, contribuindo para a sua saúde.
  • ter um cão diminui os níveis de cortisol, a hormonal do stress, e ajuda em questões de ansiedade e depressão.
  • adotar um animal de um refúgio salva uma vida e melhora as condições de vida dos outros utentes do refúgio, deixando espaço para mais um acolhimento.
  • ganha-se um amigo para a vida.

Neste momento, o meu Brownie está internado num hospital veterinário, por ter sido brutalmente atacado por outro cão cujos donos deixam andar à solta na cidade, sem trela nem ansaime, apesar de já ter atacado outros cães. É um cão adotado que, por agradecimento aos donos, se tornou violentamente territorial perante outros cães. Hoje, durante a visita, encontrei um casal que tinha acabado de perder o seu amigo de 16 anos. A senhora dizia-me “é como se me morresse um filho” e eu não pude fazer mais nada do que abraçá-la para que ela se sentisse acolhida na sua dor. Felizmente, o meu Brownie poderá regressar a casa em breve. Porque vale tanto a pena a vida com ele!  

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s