Uncategorized

Tirando a máscara | o Carnaval como metáfora da Vida

A vida são dois dias e o Carnaval são três, é uma expressão que conhecemos, e repetimos, mas sobre a qual não refletimos. A questão de a Vida ser dois dias remete-nos para a fugacidade do tempo desde que respiramos pela primeira vez até ao momento do nosso último suspiro; é um chamar da nossa atenção para a necessidade de aproveitar cada momento e fazer o nosso melhor.
Quanto ao facto de Carnaval ser três dias, é simples: Domingo a Terça de Carnaval. Três dias de exagero, de folia, de celebração da Vida. Três dias que são sucedidos de um período de profunda seriedade, de meditação, oração e dádiva: a Quaresma.
Nesta expressão, o Carnaval surge maior do que a Vida, o que pode parecer estranho, mas, muitas vezes, esses três dias de folia e de expulsão de dores e demónios interiores são vividos tão intensamente que parecem mesmo maiores que toda a Vida, todo o resto do ano. Há pessoas que no último dia de Carnaval já estão a planear o do ano seguinte, de tão importante que este momento se torna na sua vida.
Ao Carnaval associamos folia, diversão e máscaras. Aqueles que não gostam do Carnaval dizem “mascarado ando eu o ano todo”. Para esses, e também para os que se mascaram no Carnaval, o convite é só um: despir a máscara. Seja no Carnaval, seja em cada outro dia do ano.  O Carnaval é uma metáfora da Vida: que consigamos desmascarar-nos e assumir a nossa plena verdade em cada dia das nossas vidas – não apenas em três dias a cada ano. Que vivamos 365 dias de plenitude do nosso Eu mais verdadeiro e que consigamos, mesmo que seja necessário inicialmente começar com a utilização de uma fantasia, chegar ao nosso âmago, à nossa verdadeira essência. Porque aí sim, estaremos a fazer da nossa vida um caminho verdadeiro.  

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s