Home e Human | um olhar necessário sobre o que andamos a fazer

Há uns anos atrás, o ex-futuro presidente dos Estados Unidos teve a coragem de lançar um documentário revelador sobre o estado do nosso planeta. Em Uma Verdade Inconveniente, somos confrontados com a forma como destruímos os recursos naturais, a nossa saúde e, em última instância, a nossa casa: o planeta Terra. 
Cerca de dez anos depois, numa apresentação TED, Gore volta a falar sobre o assunto, desta vez de uma forma mais otimista: ainda estamos a tempo de salvar o planeta, operando, apenas, algumas pequenas alterações aos nossos hábitos, estando já algumas delas em andamento. Portanto, o futuro ainda pode sorrir-nos.
Alguns anos mais tarde, em Home, somos levados numa viagem pelo nosso planeta, numa perspetiva alargada das belezas naturais e da destruição causada pela mão humana. É uma visão deslumbrante da nossa casa, da bênção que temos por ter um espaço tão glorioso onde viver.
Há pouco tempo, pela mão do mesmo realizador de Home, o filme Human veio trazer uma perspetiva diferente sobre a nossa casa, desta vez com o foco sobre os seus habitantes, as suas diferenças, as suas semelhanças, aquilo em que acreditamos, os nossos medos e as nossas coragens. 
Num momento em que celebramos os 40 dias em que o Profeta atravessou o deserto, urge que, também nós, façamos um processo de reflexão sobre a forma como cuidamos de nós, da nossa casa e dos nossos vizinhos. Ainda é tempo de fazermos – e sermos – o nosso melhor.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s