Uncategorized

7 coisas que os livros nos dão

Ler é algo que me enche a alma. Para além de ler, gosto de falar sobre livros, oferecer e trocar livros e partilhar histórias e experiências de leitura. Criei, para mim mesma, um ditado que transforma o an apple a day keeps the doctor away em a book a day keeps the doctor away, tantos que são os benefícios da leitura. 
Numa alusão ao filme As 10 coisas que detesto em ti, aqui estão as 7 coisas que adoro nos livros:
Funcionam como uma fuga | pode não ser o ideal, mas muitas vezes precisamos fugir ao dia a dia, ao stress, à tristeza, numa perspetiva de preservação da nossa sanidade mental e emocional. Não há nada como fugir para os braços de Mr. Darcy ou perdermo-nos nas florestas do Congo com quem tão bem conseguiu viajar dentro das histórias.
São anti-depressivos naturais | um bom livro pode “curar” uma depressão ou crises de ansiedade só pelo facto de nos ajudar a viajar por uma situação de vida complicada. Sabia que Harry Potter, de J.K.Rowling ou As Vantagens de Ser Invisível de Stephen Chbosky são considerados por várias pessoas como ótimos para ajudar a sair de depressão? 
Aumentam o vocabulário | crianças que não lêem – assim como adultos que não lêem – têm um vocabulário mais limitado do que os ávidos devoradores de livros. É natural: palavra puxa palavra, quanto mais palavras lemos e aprendemos, mais usamos. 
São uma companhia estupenda nas salas de espera do centro de saúde | as minhas idas ao médico são sempre acompanhadas de um bom livro. Aproveito cada minuto de espera para avançar em alguma leitura que esteja a fazer no momento. As minhas companheiras sénior de espera já sabem e já nem comentam. 
São portáteis | ao contrário de tantos outros passatempos, para ler só é necessária uma coisa: um livro. Prefiro-os de capa mole, num tamanho quase de bolso, para poder transportar para qualquer lado. Tal como a Rory das Gilmore Girls, ando (quase) sempre com um livro comigo, seja para onde for. Sim, mesmo na lua de mel levei um livro – este
Estão disponíveis | os livros são demasiado caros em Portugal, essa é a verdade. Mas todos temos amigos que têm livros e que não se importam de emprestar, as bibliotecas estão cheias de livros que querem ser manuseados e, com certeza, conseguimos, também, comprar um ou outro em segunda mão por um preço simpático. Eles estão em todo o lado, até no supermercado, por isso é fácil encontrar um que nos agrade.
Fomentam amizades | quantas amizades não começaram já por causa de um livro? Ou porque já se leu o mesmo, ou porque ainda não. A criação de clubes de leitura em inúmeras bibliotecas fez aumentar a rede de leitores em todo o mundo e atualmente já nem é necessário estar presente – há inúmeros clubes de leitura virtuais, como por exemplo este no Goodreads.
Não há desculpas para não ler. Há é inúmeras desculpas para ler um bom livro. Lá fora está a chover torrencialmente e nada melhor do que uma manta no sofá, os meus cães aos meus pés e um bom livro nas minhas mãos. Até já: vou até ali ler e volto amanhã. 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s