O Ritmo dos Dias


Hoje, durante a primeira aula da manhã, precisei de sair da sala e ir buscar material que tinha deixado na sala de professores. Saí, apressada, para não deixar os alunos muito tempo sozinhos (creio que não se importariam) e percebi que o meu corpo não conseguia responder ao ritmo que eu lhe queria imprimir. Continuei a forçar uma velocidade quase furiosa e a resposta foi um atordoamento na visão e um torpor doloroso nas articulações e músculos. De repente, percebi. Abranda. Reduzi a velocidade e apreciei os sons das aves e o verde das árvores. Fui, na mesma, buscar o material. Demorei mais tempo. Os alunos não se importaram. E o meu corpo agradeceu.

Muitas vezes acreditamos que é necessário acelerar para que tenhamos tempo para fazer tudo a que nos propomos. No entanto, na maior parte das vezes, se desacelerarmos conseguimos fazer tudo e muito melhor. A constante exigência para que sejamos produtivos, rápidos, eficazes, eficientes e estejamos sempre em cima do acontecimento com o recurso às novas tecnologias e às redes sociais conseguem tornar o nosso dia a dia num quase inferno. Ainda ontem, numa reunião, me foi dito que era suposto fazermos determinada tarefa ainda naquela noite e que uma não resposta a um mail no prazo de três ou quatro horas era considerada uma aceitação do conteúdo do mesmo. Velocidade furiosa.
Dou por mim a apreciar muito pouco o que me rodeia, tantas são as exigências temporais que me são colocadas e que eu própria me coloco. O meu corpo, fonte de sabedoria, pede que eu altere o meu ritmo. Aliás, essa é a grande aprendizagem que a fibromialgia me trouxe: acolher um novo ritmo, mais adequado a mim e ao que me é possível a cada momento.
Hoje é dia de acolher um novo ritmo. O meu ritmo. Para os meus dias.

One thought on “O Ritmo dos Dias

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s