Mindfulness | a atenção plena na vida

IMG_20170723_091509_HDR

O cansaço apoderou-se de mim. É o habitual em cada final de ano letivo, depois de meses e meses a fazer algo de que gosto muito, mas que também exige muito de mim. O final de julho traz, habitualmente, um sentimento de esgotamento que só é dizimado com um mês de agosto amplamente pensado para recuperar plenamente as minhas energias.

Desafiada por uma amiga, propus-me fazer um retiro de três dias num espaço que me é muito querido, junto à tapada de Mafra. Este retiro foi dedicado a práticas de mindfulness e de yoga, duas atividades que funcionam muito bem em conjunto e as quais me dão muito gozo praticar. Mas o que mais me agradou no retiro foi o facto de ser um retiro sem pretensões de fazer muito em pouco tempo; tínhamos duas práticas diárias de mindfulness e yoga (uma às seis e meia da manhã, outra às seis da tarde), duas sessões um pouco mais teóricas (uma após o pequeno almoço e a outra depois da sesta da tarde) e o tempo remanescente era dedicado ao ócio e ao descanso.

Tenho uma larga experiência em retiros, workshops e vivências de terapias alternativas e confesso que há muito tempo não encontrava um retiro que me desse tanto com tão pouco trabalho. Um retiro é para ser um retiro, ponto final; não tem de ser uma correria das nove da manhã à meia noite (quantas vezes isso me aconteceu!), para fazer render os muitos euros investidos. Este retiro trouxe-me o que prometeu: uma prática consciente, informações complementares que poderão agora ser desenvolvidas através do trabalho autónomo e, quem sabe o mais importante, uma vontade de voltar.

Há coisas que não acontecem por acaso e encontrar a Laura e o Jorge foi um presente de aniversário muito feliz. Reencontrar a prática de mindfulness e de yoga não me levou a tempos passados, mas a uma vivência mais plena de um agora que quero diferente e que projeto de uma forma mais pessoal, mais autêntica. Porque afinal a vida é mesmo isso, é encontrar uma forma autêntica de ser.

Fotografia de Filomena Afonso Mourinho, no espaço 4 Ventos, em MafraMindfulness |

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s