De onde venho, para onde vou | crónica do meu ADN

Sempre achei que gostaria de viver num outro país. Desde o primeiro dia em que visitei a cidade de Londres – acho mesmo que até foi algum tempo antes – soube que estava em casa. Nas várias viagens que já fiz, já encontrei alguns lugares onde me senti bem, onde me identifiquei com a cultura e com o povo – até com a sua história.
No ano passado, a agência de viagens virtual Momondo, em parceria com a Ancestry, lançou um concurso que permitiria ganhar um teste de ADN gratuito, que nos daria uma série de informações sobre os nossos antepassados. Cheia de vontade de saber mais sobre mim, sobre a minha linhagem e sobre os meus “antepassados geográficos”, concorri e tive a sorte de ser presenteada com o kit de análise de ADN. Depois da recolha, enviei-o e pouco tempo depois recebi os resultados. Ao mesmo tempo que me surpreenderam pela diversidade de regiões étnicas que fazem parte do meu ADN, foi como se tivesse recebido uma certeza de que as crenças que eu tinha relativamente a determinados países eram mais do que verdade – estavam-me no sangue.
Assim, descobri que a maior parte dos meus antepassados vêm da Itália e da Grécia (porque será que adoro a gastronomia desses países e me senti tão “em casa” quando os visitei?), um número considerável é originário da Península Ibérica (o que faz todo o sentido) e – pasme-se – 15% são originários do Reino Unido, comprovando, desta forma, o meu amor inexplicável pela cultura britânica.
Saber estes dados mudou a minha vida? Não propriamente, mas já descobri dezanove primos em quarto grau e estou curiosa por saber mais. Quem sabe o que posso descobrir?
Disclaimer:

Este teste foi uma oferta, mas a Ancestry faz este serviço por um valor bastante acessível. Parece-me um ótimo presente de Natal.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s