Winter Blues

statue-5998_1920.jpg

In the depth of Winter I finally learned that there was in me an invincible summer.

Albert Camus

Com o mês de novembro, chegou finalmente o frio, a chuva e a necessidade de alterarmos o nosso guarda roupa, mudando da roupa leve de verão para peças mais confortáveis e que nos agasalhem dos ventos e frios desta época. O outono chegou – atrasado! – e com ele a necessidade e a vontade de um maior recolhimento.

Enquanto que no verão temos vontade de sair de casa, ir à praia, passear e passar o máximo de tempo no exterior, nesta altura do ano acontece-me precisamente o contrário: quero ficar em casa, deitada no sofá, a ver um bom filme (ou uma boa série), a ler um bom livro e a beber uma enorme caneca de chá (ou de chocolate quente), mas sempre com a companhia da Poppy ao meu lado e do Bownie no outro sofá, a olhar para mim.

São estes os bons momentos de outono, que nos ajudam a enfrentar o frio lá fora e a recuperar de dias muito curtos e noites demasiado longas. É nesta altura do ano, por esta razão, que aparecem os winter blues, uma espécie de depressão ou estado de tristeza associado ao Inverno. Isto tem razões biológicas, devido à redução das horas de luz solar natural, ao cair das folhas das árvores e ao tom eminentemente cinzento dos dias. Há que aproveitar os dias frios, mas ao mesmo tempo zelar para que não entremos num estado de tristeza mais profunda.

Apanhar muita luz solar

A exposição à luz solar é essencial para a produção de vitamina D, necessária à manutenção do nosso bem estar. Assim, sempre com protetor solar, é importante apanhar algumas horas de luz solar diariamente. Se tal não for possível, podemos sempre recorrer a uma luz solar artificial.

Fazer atividades que nos dão prazer

Ler, ver um bom filme, jantar em casa com amigos, receber visitas, visitar amigos, ir ao cinema ou à biblioteca. Sem exagerar, é importante agendar coisas para fazer, para não nos aborrecermos.

Cozinhar pratos “de conforto”

Os americanos chamam a um determinado tipo de comida – como sopas ricas, guisados e estufados – comfort food. Quando está frio, o nosso corpo precisa de pratos um pouco mais trabalhados, mais reconfortantes. É tempo de deixar as saladas frias e fazer estufados, guisados e pratos de forno. Não têm que ser maus para a nossa saúde; basta serem nutricinalmente equilibrados que o sabor está lá todo na mesma.

Dormir

Nesta altura do ano, tenho muito mais sono. Ainda ontem, uma amiga partilhava que tinha sono de manhã e à tarde e eu concordei com ela. Muitos animais hibernam no Inverno. O frio convida a um maior recolhimento e é importante dormir a horas necessárias para que o nosso corpo possa trabalhar a cem por cento.

Escrever

Escrever um livro, contos, um diário, seja o que for, é muito bom nesta altura do ano. Para além de todos os benefícios mentais e emocionais que nos traz, quem sabe não um dia será uma fonte de rendimento extra?

O Outono já chegou. E eu estou em pulgas para ir para o sofá ler o meu livro favorito.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s