Uncategorized

Looking back | a agradecer em 2017

boots-828975_1920

O final do ano é, muitas vezes, uma altura em que nos debruçamos sobre os objetivos para o ano seguinte: o que queremos fazer, o que queremos deixar de fazer, quando queremos ganhar, quem queremos conhecer, para onde sonhamos viajar…

Também acontece olharmos para trás e ver o que correu mal. É habitual ouvir as pessoas dizer: este ano foi terrível porque aconteceu-me isto ou aquilo. Mas dos 365 dias que o ano teve, porque será que nos recordamos mais do que correu mal do que do que correu bem?

É importante neste momento olhar para trás, sem ressentimentos, e contar as bênçãos que tivemos. Para cada coisa que correu menos bem, vamos fazer o possível de nos lembrar de três que correram bem. Por exemplo: não me subiram o ordenado (negativo), mas mantive o meu emprego (positivo), estou efetiva (positivo) e gosto muito dos meus colegas de trabalho (positivo). Há que manter um racio de 3:1 de forma a que consigamos manter-nos positivos.

No final do ano, vamos fazer um exercício. Vamos lembrar – e registar por escrito – 12 coisas que temos a agradecer este ano de 2017. E vamos começar a fazê-lo todos os anos, no nosso diário, num caderno, no computador, onde quer que seja. Mas vamos fazê-lo, para honrar as bênçãos que nos foram dadas neste ano.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s