Uma vida FREE

uma vida free

Acredito piamente que cada um de nós tem um propósito neste mundo e, mesmo que não saibamos qual é esse propósito, em determinados momentos a vida encarrega-se de nos mostrar qual o caminho a seguir para cumprirmos a nossa missão neste planeta.

Há alguns anos atrás andava obcecada com a ideia de descobrir o meu propósito de vida. Lia tudo o que podia sobre o assunto, fazia meditações guiadas e criativas, estudava, pesquisava… Até que, um belo dia, encontrei esta frase: “mais do que encontrar o propósito da sua vida, o que é importante é viver uma vida com propósito”. A partir desse momento, tudo começou a fazer sentido. E eu descobri o que tinha de fazer: viver uma vida com propósito.

Como professora, um dos meus propósitos é ensinar, ou melhor, partilhar conhecimento. É das coisas que mais gosto de fazer: aprender e ensinar. Assim, acredito que a minha missão neste planeta é ensinar. O quê, não sei. Mas ensino tudo o que me pedem e que eu saiba. E quando não sei, vou aprender, para depois poder partilhar com os outros.

Há umas semanas, uma amiga perguntou-me como fazer para deixar de comer glúten e lactose, pois um médico a tinha aconselhado, mas estava a encontrar muitas dificuldades na escolha dos produtos. Acredito (e esta é a minha opinião) que somos muito mais saudáveis quando não ingerimos lactose nem glúten, especialmente quando temos algumas questões de saúde, como já referi aqui. O açúcar está, também, presente em quase tudo o que comemos, é necessário uma atenção extrema, porque “light” e “diet” não significa com pouco açúcar (sabe que um iogurte pode chegar a ter 12g de açúcar por 100g?). Por isso, a melhor coisa é estar bem informado e fazer escolhas sensatas e saudáveis.

  • alimentos que contém glúten: todos os alimentos (atenção aos processados) que contém trigo, cevada, centeio e malte ou produtos derivados destes ingredientes na sua composição (atenção aos ingredientes “escondidos”, por isso leia muito bem os rótulos)

  • não é por ser ser glúten que é saudável: no mercado já existem substitutos para farinhas e produtos confecionados, mas ter escrito “sem glúten” não é sinónimo de saudável; é bom evitar bases de pizza, bolos, biscoitos, bolachas, pão e outros alimentos processados. Quer pão? Faça-o; como dá trabalho, acaba por comer menos.

  • ingredientes escondidos: supostamente a mostarda não é feita com ingredientes que têm glúten, certo? Errado! Leia bem o rótulo de mostarda, maionese, chocolates, cereais e de tudo o que compra de forma a garantir que não tem vestígios de glúten.

  • lactose free: a mesma coisa se aplica aos produtos sem lactose; não têm lactose, mas têm gordura, hidratos de carbono (açúcares) em excesso e não podem ser consumidos em excesso, tal como os que têm lactose não o devem ser. Contenção é a palavra chave.

  • excesso de açúcar: é muito importante cortar o excesso de açúcar na nossa alimentação. Mais uma vez, é imprescindível ler os rótulos, analisar tudo a fundo e aprender. Se necessário, faça como eu e consulte uma nutricionista, e vai descobrir açúcar escondido onde menos espera (queijo!).

O segredo, ao início, é simples: leia os rótulos com atenção. Com o passar do tempo, vai começar a reconhecer o que tem e o que não tem glúten e lactose, vai começar a descobrir os seus produtos e marcas preferidas e vai ter uma vida alimentar perfeitamente equilibrada, saudável e saborosa. Eu faço uma receita de brownies com uma mistura de farinhas sem glúten feita por mim que os meus amigos adoram e é bem melhor do que a versão com glúten.

Assim, da próxima vez que for ao supermercado, mesmo que não queira tornar-se já gluten/lactose/sugar free, comece a ler os rótulos dos alimentos e comece a analisar o que tem vindo a ser a base da sua alimentação. Atreva-se a mudar. Atreva-se a ser mais saudável. Atreva-se a ser free.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s